BRASIL É FORTE CANDIDATO AO TÍTULO DO ISA WORLD JUNIOR NA FRANÇA

Principal competição para surfistas com até 18 anos de idade do mundo começa nesse sábado

Como nas Olimpíadas, um desfile apresentando os cerca de 300 surfistas de 28 países vai inaugurar oficialmente a abertura do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 nesse sábado na França. Também em Hossegor, será realizada a Cerimônia das Areias, com cada equipe participante levando areia de alguma praia do seu país numa solenidade única em campeonatos de surfe. O Brasil é um forte candidato ao título da principal competição para surfistas com até 18 anos de idade do mundo. As disputas serão iniciadas no domingo e vão até o dia 1.o de junho em Hossegor, com transmissão ao vivo pelo site Waves – http://waves.terra.com.br

Promovido anualmente pela International Surfing Association (ISA) desde 2003, o evento é disputado com o real espírito olímpico, com os competidores defendendo seus países em busca da medalha de ouro que a equipe verde-amarela só conquistou na primeira edição, realizada na África do Sul. Além do título por países, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship apontará os campeões mundiais em três categorias, Sub-18 e Sub-16 masculinas e Sub-18 feminina. No ano passado, o potiguar Jadson André ganhou a medalha de ouro na Sub-18 e a Austrália faturou o título de melhor equipe na Costa de Caparica, em Portugal.

Jadson André estará na França tentando o bicampeonato e, principalmente, ajudando o Brasil na busca pela cobiçada medalha de ouro em Hossegor. Ele, o também potiguar John Max, o paulista Nathan Brandi e o catarinense Alejo Muniz, formam o time Sub-18 masculino. No Sub-16, representarão o país na França o paranaense Peterson Crisanto, o pernambucano Ian Gouveia e os paulistas Jessé Mendes e Gabriel Medina. Já a categoria feminina terá a paraibana Diana Cristina, a catarinense Gabriela Leite, a paranaense Nathalie Martins e a paulista Kaena Brandi. Otoney Xavier, o técnico da seleção brasileira, garante que a equipe viaja confiante e preparada para conquistar o título mundial na França.

E o time está realmente formado por grandes talentos. Jadson André é o atual campeão mundial sub-18, Alejo Muniz, Gabriela Leite e Nathalie Martins, vêm de vitórias nas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior Sub-20 da ASP (Association of Surfing Professionals), enquanto Diana Cristina venceu quase tudo que disputou no ano passado e já brilha na elite nacional do Circuito Brasileiro Profissional. Além disso, Ian Gouveia é filho do maior ídolo de todos os tempos, Fábio Gouveia, primeiro campeão do mundo do Brasil em 1988 em Porto Rico, enquanto os irmãos Nathan e Kaena Brandi são filhos de um dos maiores big rides brasileiros da década de 80 no Havaí, Murilo Brandi.

“Estou muito seguro que estamos embarcando para a França rumo a um grande resultado”, reafirma Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), entidade vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro. “Apostamos muito nessa equipe vitoriosa comandada pelo Otoney e que agora conta com o apoio do Paulo Kid. Esta seleção conta com vários talentos da nova geração do surfe brasileiro, além de novos nomes que estarão participando pela primeira vez de uma competição deste nível. O que me deixa tranqüilo é que todos os atletas estarão mostrando novamente ao mundo esportivo, que o surfe brasileiro está sempre se renovando com surfistas de alta performance”.

Antes da viagem para a França, o presidente da CBS também destacou o importante apoio que o time brasileiro recebeu para disputar o ISA World Junior nesse ano. “É preciso realmente enaltecer o apoio da INTERMED, empresa do ramo médico que está iniciando uma parceria profícua com a CBS, além da ajuda do Ministro Orlando Silva e do Secretário Djan Madruga, incansáveis defensores do surfe nacional, e aos demais apoiadores da equipe Brasileira neste evento”.

A equipe brasileira participa do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 e viaja para a França com apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal do Brasil, da Intermed, Comitê Olímpico Brasileiro, das marcas Bad Boy e Mormaii e da Viannatour, Surf Training e Image&Art Solutions. O evento será transmitido pelo site da Confederação Brasileira de Surf – www.cbsurf.com.br – com divulgação oficial na internet brasileira do site Waves - http://waves.terra.com.br

João Carvalho – JBC Surf News - 55 (48) 9988-2986 – joaocarvalho@matrix.com.br

Divugação para o Brasil do ISA World Junior Surfing Championships 2008

Sobre a CBS:

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) foi fundada em 17 de outubro de 1998 na cidade do Rio de Janeiro para suceder a Associação Brasileira de Surf Amador (ABRASA) com a mesma finalidade principal da extinta entidade criada em 1987 de desenvolver, padronizar os critérios de julgamento e coordenar as divisões de base do esporte em todo o Brasil.

Em setembro de 2002, a CBS foi recebida pelo Sr. Arthur Nuzman que concedeu a vinculação junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, com a entidade passando a fazer parte da Família Olímpica. Em maio de 2003, a CBS foi reconhecida pelo Ministério do Esporte como Entidade de Administração Nacional do Surf, fazendo parte do rol das entidades desportivas brasileiras registradas naquele órgão federal.

A CBS é reconhecida pela International Surfing Association (ISA) como responsável pelo surf no Brasil e também está filiada a Panamerican Surf Association (PASA). A CBS desde 1998 realiza o Circuito Brasileiro de Surf, evento que além de definir os campeões brasileiros de cada temporada, também seleciona as equipes que representam o país nas competições organizadas pela ISA e PASA.



Autor:João Carvalho
Fonte:
http://www.cbsurf.com.br

Destaques