Nordestinos vencem tudo no SuperSurf Pernambuco

A cearense Tita Tavares continuou aumentando seus próprios recordes com a 13.a vitória em 19 finais disputadas na história do SuperSurf iniciada no ano 2000. Neste domingo, bateu a paulista Suelen Naraisa, que tinha sido campeã na última vez que a elite do surfe nacional passou por Pernambuco em 2004. Tita Tavares agora assume a liderança na corrida do tetracampeonato brasileiro e colecionou mais um recorde na grande final, ao registrar sua 87.a vitória em baterias do SuperSurf.

Já no masculino, uma final catarinense abriu a temporada em Florianópolis e o fato se repetiu na Praia do Cupe, que ficou lotada no último dia para vibrar com a decisão nordestina vencida pelo paraibano Jano Belo, novo vice-líder no ranking brasileiro que continua com William Cardoso na frente. O catarinense foi barrado por Wilson Nora numa semifinal emocionante que só foi definida nos últimos segundos.

Os próximos desafios na briga pelos títulos brasileiros do SuperSurf 2008 agora terão como palco o litoral norte de São Paulo. A terceira etapa será nos dias 11 a 15 de junho na Praia de Maresias, em São Sebastião, com a quarta marcada para os dias 09 a 13 de julho na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, na casa da vice-campeã da prova encerrada neste domingo, em boas ondas de meio metro de altura na Praia do Cupe, Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco.

“Não consegui me achar na bateria, parece que todas as ondas boas vinham só para a Tita, mas estou feliz com o segundo lugar e vou com tudo agora para as próximas etapas. Maresias e Ubatuba são dois lugares que sempre me dou bem e vamos ver o que vai acontecer”, falou Suelen Naraisa, que barrou a índia Diana Cristina na semifinal, acabando com os 100% de aproveitamento dela no SuperSurf, pois a paraibana tinha vencido as duas únicas etapas da Divisão Principal do Circuito Brasileiro que participou.

No entanto, Tita Tavares não deu qualquer chance para a defensora do título do SuperSurf de Pernambuco. A baixinha já começou bem com uma nota 7,00, que depois foi trocada por uma 7,67 e ainda somou uma 7,93 para confirmar sua 13.a vitória em 19 finais disputadas. Antes de derrotar Suelen por um largo placar de 15,60 x 7,50 pontos, Tita venceu o verdadeiro clássico contra Andréa Lopes, com a tricampeã brasileira novamente superando a tetracampeã na semifinal como na primeira etapa na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

“Eu já estava muito cansada, pois a final já era a terceira bateria que eu disputava só hoje, mas Deus mandou as ondas para mim e consegui fazer tudo o que eu queria”, vibrou Tita Tavares, que faturou mais um prêmio máximo de 7.000 Reais oferecido para a campeã feminina no SuperSurf. Ela agora parte com tudo na busca para igualar o tetracampeonato da carioca Andréa Lopes.

“Esse é o sonho e venho treinando muito para atingir esse objetivo. Apesar do nível das atletas que vai ficando cada vez mais forte a cada ano que passa, estamos aí sempre quebrando recordes para provar que estou viva na briga. Ainda tem três etapas pela frente e não dá para prever nada, mas vou atrás do título sim”.

A campeoníssima Tita Tavares ofereceu a vitória para sua família e a todo o povo do Titanzinho (CE), enquanto o paraibano Jano Belo dedicou seu segundo título na história do SuperSurf para a avó pernambucana que faleceu no início do ano. “Eu sei que ela está lá no céu me protegendo, eu a amava muito. Quero também agradecer meus familiares que estão aqui, eu nunca tinha competido com tanta família na praia, desde 2005 quando venci lá na Costa do Sauípe (BA) que eu não ganhava uma etapa, então estou muito feliz, não tenho nem palavras para descrever a emoção que estou sentindo”, falou Jano Belo, que assumiu a vice-liderança no ranking brasileiro do SuperSurf.

O paraibano passou por duros desafios até chegar na final. Na terceira fase, dois décimos foram a diferença contra Pedro Norberto no placar de 12,46 x 12,26 pontos. Nas oitavas-de-final, derrubou outro catarinense por bem pouco – 14,10 x 13,40 – e nas quartas superou o surfista local Alan Donato por 12,33 x 12,00 pontos.

No domingo decisivo do SuperSurf de Pernambuco, ganhou a semifinal nordestina com o cearense André Silva também por décimos, 15,17 x 14,40 pontos. Já na grande final, entraram poucas ondas e ele liquidou a fatura logo nas duas primeiras que pegou e valeram notas 6,50 e 6,93. O resultado final foi de 13,43 x 12,10 pontos e o paraibano faturou a bolada de 24.000 Reais.

O campeão Jano Belo também enalteceu a volta do SuperSurf para o Nordeste, pois em 2007 foi o primeiro ano em que todas as etapas foram realizadas nas regiões Sudeste e Sul do país. “O campeonato foi alucinante, deu onda todos os dias, a praia lotou, a galera vibrou e a gente estava com saudades de disputar uma etapa do Brasileiro por aqui. Em 2006, o Heitor Alves (CE) ganhou lá em Itacaré (BA), no ano passado não teve, mas voltou com tudo agora e tomara que sempre tenha uma etapa por aqui”.

O baiano Wilson Nora também comemorou bastante o vice-campeonato em sua primeira final na história do SuperSurf, principalmente depois da virada espetacular na última onda que conseguiu para derrotar o líder do ranking na semifinal por incríveis três centésimos: 14,50 x 14,47 pontos.

“Pena que não veio muita onda na final. Era uma bateria que a escolha de ondas seria fundamental e é isso mesmo, assim como ganhei de outros caras que eram dados como favoritos, na final as melhores ondas entraram para o Jano Belo e valeu pelo resultado, o importante é que o título ficou no Nordeste. O evento foi todo maravilhoso e o SuperSurf não pode deixar de fazer pelo menos uma etapa no Nordeste”, pede Wilson Nora, que levou 12.000 reais pelo vice-campeonato e agora aparece em quinto lugar no ranking brasileiro.



Autor:João Carvalho
Fonte:
http://www.abrasp.com.br

Destaques